Sempre tive uma grande paixão pelas viagens, em descobrir lugares novos, pessoas e costumes diferentes…


Ao longo dos últimos vinte anos viajei pelos cinco continentes, totalizando 35 países.


Foi viajando que encontrei a minha vocação. Me tornei guia de turismo no Rio de Janeiro, onde estudei e obtive a credencial nas categorias: regional, nacional e internacional pela Embratur.


Em 2000, me casei e acabei fixando residência em Paris. Aqui fiz vários cursos como História da Arte na Escola do Louvre, História da Arte Renascentista na Escola Superior de Artes Aplicadas Duperré, além de outros cursos livres sobre o patrimônio artístico de Paris: arquitetura, pintura, escultura, jardins, etc.


Sou oficialmente Guia de Turismo em Paris com carteira profissional emitida pelo Ministério do Turismo e da Cultura da França.


Assim com o olhar de uma viajante e de uma profissional da área, tenho oferecido meus serviços de acompanhamento, organização e consultoria para turistas brasileiros em Paris.


Bienvenue à Paris !


Miriam Tanno Girardot


quinta-feira, 1 de maio de 2014

Dia 1° de Maio e a tradição de dar "muguets" neste dia

Foto: Miriam T. Girardot 
O muguet, a flor da felicidade 

Flor da primavera por florir em maio, o muguet é tradicionalmente uma flor que traz felicidade. De acordo com a linguagem das flores, muguet significa o "retorno da felicidade"… 
Essa flor branca que possui a forma de um sino e muito perfumada é associada igualmente aos grandes designers como Christian Dior, que tinha o muguet como sua flor preferida. O odor desta flor é encontrado em muitos perfumes.  Cultivado em grande escala na região de Nantes para ser comercializado no dia 1° de maio, é igualmente cultivado em jardins protegidos do sol ou encontrados em estado selvagem nas florestas, como essas da foto acima, que foram colhidas numa floresta no leste do país.  
A festa do muguet - Uma celebração do amor

Diz-se que a tradição de oferecer "muguet" remonta ao Renascimento, época em que o rei Carlos IX teria lançado essa moda após receber alguns muguets no dia 1° de maio… O que podemos afirmar com certeza, é que no século XV, o dia 1° de Maio era uma celebração do amor, no qual os príncipes e senhores entravam na floresta para cortar galhos que eram usados ​​para decorar as casas. Eles também fabricavam coroas de folhagens e flores para usar e oferecer à pessoa amada. 
Se o Dia do Trabalho é no dia 1° de maio, ela não tem nenhuma relação com o muguet. A primeira comemoração aconteceu no dia 1° de Maio de 1886, quando os sindicatos americanos fizeram manifestar cerca de 400 mil trabalhadores para obter o dia de 8 horas e muitas empresas americanas escolheram essa data porque começavam naquele dia seu exercício financeiro.  Na França, o dia de 8 horas começou em 1919, mas foi a partir de 1947 que passou a ser um feriado pago a todos os trabalhadores.

A tradição de dar  muguets  à todas as pessoas que amamos, a família e os amigos no dia 1° de maio ainda perdura.
Este ano, elas floresceram uma semana antes. Mas com certeza será vendida hoje pelo floristas e vendedores ambulantes na ruas de Paris, o preço varia de 2 a 3 €. 

Fonte:
http://www.lemagfemmes.com/Fetes-populaires/Premier-mai-fete-du-travail-et-fete-du-muguet.html

Um comentário:

A senhora disse...

Cada tradição diferente…