quinta-feira, 1 de maio de 2014

Dia 1° de Maio e a tradição de oferecer "muguets" neste dia

Foto: Miriam T. Girardot 
O muguet, a flor da felicidade 

Flor da primavera por florir em maio, o muguet (lírio do vale), é tradicionalmente uma flor que traz felicidade. De acordo com a linguagem das flores, muguet significa o "retorno da felicidade"… 
Essa flor branca que possui a forma de um sino e muito perfumada é associada igualmente aos grandes designers como Christian Dior, que tinha o muguet como sua flor preferida. O odor desta flor é encontrado em muitos perfumes.  Cultivado em grande escala na região de Nantes para ser comercializado no dia 1° de maio, é igualmente cultivado em jardins protegidos do sol ou encontrados em estado selvagem nas florestas, como essas da foto acima, que foram colhidas numa floresta no leste do país.  
A festa do muguet - Uma celebração do amor

Diz-se que a tradição de oferecer "muguet" remonta ao Renascimento, época em que o rei Carlos IX teria lançado essa moda após receber alguns muguets no dia 1° de maio… O que podemos afirmar com certeza, é que no século XV, o dia 1° de Maio era uma celebração do amor, no qual os príncipes e senhores entravam na floresta para cortar galhos que eram usados ​​para decorar as casas. Eles também fabricavam coroas de folhagens e flores para usar e oferecer à pessoa amada. 
Se o Dia do Trabalho é no dia 1° de maio, ela não tem nenhuma relação com o muguet. A primeira comemoração aconteceu no dia 1° de Maio de 1886, quando os sindicatos americanos fizeram manifestar cerca de 400 mil trabalhadores para obter o dia de 8 horas e muitas empresas americanas escolheram essa data porque começavam naquele dia seu exercício financeiro.  Na França, o dia de 8 horas começou em 1919, mas foi a partir de 1947 que passou a ser um feriado pago a todos os trabalhadores.

A tradição de dar  muguets  à todas as pessoas que amamos, a família e os amigos no dia 1° de maio ainda perdura.

Este ano, por causa do coronavirus, o muguet poderá ser comprado no comércio de produtos essenciais e em algumas floriculturas que poderão  entregar ou serem retiradas no local, mas os vendedores ambulantes estão proibidos de vender nas ruas. O preço varia de 2 a 3 €.

Em 2019, foram vendidos na França, cerca de 60 milhões de pequenos buquês de muguet, o que representou 22 milhões de euros.

Fonte:
http://www.lemagfemmes.com/Fetes-populaires/Premier-mai-fete-du-travail-et-fete-du-muguet.html
https://www.service-public.fr/particuliers/actualites/A14033

Um comentário:

A senhora disse...

Cada tradição diferente…

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...