domingo, 24 de novembro de 2013

Queijo Coração de Neufchatel da região da (Alta) Normandia

Fromage Coeur de Neufchael


Esse queijo é um primo próximo do Camembert, em textura e sabor, o coração de Neuchatel (AOC desde 1969) é um queijo com uma casca. Sua massa lisa e macia é ao mesmo tempo delicada e forte. 
A lenda diz que as meninas de Neufchatel-en-Bray ofereciam esse queijo em forma de coração às suas conquistas amorosas durante a Guerra dos Cem Anos, enquanto que os religiosos, preferiram ver nesta forma de coração, as asas de um anjo. 
Acompanhado por um vinho tinto encorpado (como o Madiran) e pão fresco, é uma maravilha. Na cozinha, ele adiciona um toque de cremosidade nos molhos. 
Para os não iniciados, a sigla "AOC" quer dizer Appellation d'origine contrôlée, utilizado na França e na Suiça, que é o equivalente à "Denominação de Origem Controlada" utilizada em Portugal.
A "OAC" leva em conta a localização geográfica de produção de certas culturas como vinho, queijos, manteigas e outros produtos agrícolas.
Esta denominação atribuída sob a fiscalização da agência governamental denominada "Institut National des Appellations d'Origine - INAO - Instituto Nacional da Origem e Qualidade".

Nenhum comentário:

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...