Sempre tive uma grande paixão pelas viagens, em descobrir lugares novos, pessoas e costumes diferentes…


Ao longo dos últimos vinte anos viajei pelos cinco continentes, totalizando 35 países.


Foi viajando que encontrei a minha vocação. Me tornei guia de turismo no Rio de Janeiro, onde estudei e obtive a credencial nas categorias: regional, nacional e internacional pela Embratur.


Em 2000, me casei e acabei fixando residência em Paris. Aqui fiz vários cursos como História da Arte na Escola do Louvre, História da Arte Renascentista na Escola Superior de Artes Aplicadas Duperré, além de outros cursos livres sobre o patrimônio artístico de Paris: arquitetura, pintura, escultura, jardins, etc.


Sou oficialmente Guia de Turismo em Paris com carteira profissional emitida pelo Ministério do Turismo e da Cultura da França.


Assim com o olhar de uma viajante e de uma profissional da área, tenho oferecido meus serviços de acompanhamento, organização e consultoria para turistas brasileiros em Paris.


Bienvenue à Paris !


Miriam Tanno Girardot


domingo, 24 de novembro de 2013

Queijo Coração de Neufchatel da região da (Alta) Normandia

Fromage Coeur de Neufchael


Esse queijo é um primo próximo do Camembert, em textura e sabor, o coração de Neuchatel (AOC desde 1969) é um queijo com uma casca. Sua massa lisa e macia é ao mesmo tempo delicada e forte. 
A lenda diz que as meninas de Neufchatel-en-Bray ofereciam esse queijo em forma de coração às suas conquistas amorosas durante a Guerra dos Cem Anos, enquanto que os religiosos, preferiram ver nesta forma de coração, as asas de um anjo. 
Acompanhado por um vinho tinto encorpado (como o Madiran) e pão fresco, é uma maravilha. Na cozinha, ele adiciona um toque de cremosidade nos molhos. 
Para os não iniciados, a sigla "AOC" quer dizer Appellation d'origine contrôlée, utilizado na França e na Suiça, que é o equivalente à "Denominação de Origem Controlada" utilizada em Portugal.
A "OAC" leva em conta a localização geográfica de produção de certas culturas como vinho, queijos, manteigas e outros produtos agrícolas.
Esta denominação atribuída sob a fiscalização da agência governamental denominada "Institut National des Appellations d'Origine - INAO - Instituto Nacional da Origem e Qualidade".

Nenhum comentário: