sábado, 14 de setembro de 2013

Hôtel Particulier

Hôtel Particulier é um termo utilizado para definir um palácio urbano, construído para a nobreza e a alta burguesia. 
Paris ainda possui cerca de 400 hotéis particulares dos 2000 que havia antes. Uma grande parte deles estão concentrados no bairro do Marais.

Esse palácio foi construído no século XVI, pela Diane de France, duquesa de Angoulême, filha natural do rei Henri II.
No séc. XVII, passou a ser residência de Guillaume de Lamognon, primeiro presidente do Parlamento de Paris. Assim, o hotel particulier  passou a ser chamado Hôtel Lamoignon.

.O antigo Hotel Lamoignon, passou a sediar a 1a. Biblioteca Pública de Paris fundada em 1763

Hôtel de Sully é um hotel particulier do estilo Louis XIII, situado no Marais, que da acesso à charmosa Place des Vosges.
O duque de Sully, antigo ministro das finanças do rei Henri IV, adquiriu esse palácio em 1634.
Passou a ser monumento histórico em 1862. E desde 2000 passou a ser o Centre dos monumentos nacionais que gera mais de 100 monumentos nacionais.
Ai também funciona uma boa livraria sobre a história de Paris.

Fotos: Miriam T. Girardot 

Hôtel de Sens foi construído entre 1475 a 1519, sendo um raro vestígio da arquitetura medieval civil em Paris. Foi construído pelas ordens do arcebispo de Sens, Tristan de Salazar.
Durante alguns meses, Marguerite de Valois (1553-1615), mais conhecida como rainha Margot, a primeira esposa de Henri IV, se hospeda no Hotel de Sens.
Os cardinais arcebispos deixam o pálacio em 1622. Depois disso, ele é alugado à particulares até a Revolução Francesa. Vendido como patrimônio nacional, foi transformado sucessivamente por seus proprietários durante o século XIX, até ser definitivamente adquirido pela Cidade de Paris, em 1911.
A restauração começou em 1929, sendo terminada somente em 1961. Atualmente, funciona a Biblioteca Fourney, consagrada à Artes Decorativas, Belas Artes e Artes Gráficas.
Os jardins ilustra com perfeição a arte dos jardins franceses, que é caracterizado pelos canteiros simetricamente podados.

Nenhum comentário:

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...