Sempre tive uma grande paixão pelas viagens, em descobrir lugares novos, pessoas e costumes diferentes…


Ao longo dos últimos vinte anos viajei pelos cinco continentes, totalizando 36 países.


Foi viajando que encontrei a minha vocação. Me tornei guia de turismo no Rio de Janeiro, onde estudei e obtive a credencial nas categorias: regional, nacional e internacional pela Embratur.


Em 2000, me casei e acabei fixando residência em Paris. Aqui fiz vários cursos como História da Arte na Escola do Louvre, História da Arte Renascentista na Escola Superior de Artes Aplicadas Duperré, além de outros cursos livres sobre o patrimônio artístico de Paris: arquitetura, pintura, escultura, jardins, etc.


Sou oficialmente Guia de Turismo em Paris com carteira profissional emitida pelo Ministério do Turismo e da Cultura da França.


Assim com o olhar de uma viajante e de uma profissional da área, tenho oferecido meus serviços de acompanhamento, organização e consultoria para turistas brasileiros em Paris.


Bienvenue à Paris !


Miriam Tanno Girardot


quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Requisitos para entrada no território francês - Espaço Schengen

Photo by ©Miriam Girardot

Embora não haja necessidade de vistos para brasileiros em viagem de turismo à França, as autoridades francesas de imigração adotam requisitos a serem cumpridos para entrada em seu território, mesmo em escala para outros países do Espaço Schengen. 

São os seguintes os requisitos:


1. Passagem de volta dentro do período máximo permitido de estadia. O cidadão brasileiro viajando a turismo na área Schengen pode permanecer até 90 dias dentro de um período de 180 dias (ex: se o turista permanecer 90 dias, deverá sair e só poderá voltar depois de decorridos outros 90 dias). Dessa forma, a passagem de retorno não pode estar marcada para período posterior ao limite máximo de permanência (90 dias). 

2. Seguro-saúde que cubra a integralidade da estadia - cobertura de 30 mil euros. O seguro deve ser providenciado antes da chegada ao território francês. 


3. Comprovante de hospedagem. No caso de hospedagem em hotel, é necessário apresentar às autoridades de imigração o comprovante da reserva de hotel pelo período da estada na França. No caso dehospedagem em residência de familiares ou amigos é necessária a apresentação, no desembarque na França, do documento “Attestation d’Accueil” (atestado de acolhimento), que deve ser providenciado pelo anfitrião na França junto à Prefeitura (Mairie) da cidade de residência do familiar ou amigo. 


4. Comprovação de meios financeiros. O visitante deve comprovar possuir 120 euros por dia de estadia para cobrir suas despesas (ex: permanência de 10 dias, 1200 euros). 

Se já tiver reserva de hotel, o montante a ser comprovado para gastos diários é de 65 euros. Em caso de hospedagem em casa de familiares ou amigos, possua atestado de acolhimento particular, 32,50 euros por dia. 

5. Passaporte em dia. Para fins de admissão no território francês, é exigido que o passaporte tenha validade superior a 3 meses no momento da saída da área Schengen. 


Fonte: Consulado Brasileiro em Paris - 
http://cgparis.itamaraty.gov.br/pt-br/requisitos_para_entrada.xml 



Nenhum comentário: