Sempre tive uma grande paixão pelas viagens, em descobrir lugares novos, pessoas e costumes diferentes…


Ao longo dos últimos vinte anos viajei pelos cinco continentes, totalizando 35 países.


Foi viajando que encontrei a minha vocação. Me tornei guia de turismo no Rio de Janeiro, onde estudei e obtive a credencial nas categorias: regional, nacional e internacional pela Embratur.


Em 2000, me casei e acabei fixando residência em Paris. Aqui fiz vários cursos como História da Arte na Escola do Louvre, História da Arte Renascentista na Escola Superior de Artes Aplicadas Duperré, além de outros cursos livres sobre o patrimônio artístico de Paris: arquitetura, pintura, escultura, jardins, etc.


Sou oficialmente Guia de Turismo em Paris com carteira profissional emitida pelo Ministério do Turismo e da Cultura da França.


Assim com o olhar de uma viajante e de uma profissional da área, tenho oferecido meus serviços de acompanhamento, organização e consultoria para turistas brasileiros em Paris.


Bienvenue à Paris !


Miriam Tanno Girardot


segunda-feira, 26 de junho de 2017

Exposição "Paisagens japonesas, de Hakusai a Hasui" em Paris


O Museu de Artes Asiáticas Guimet está com um nova exposição "Paisagens japonesas, de Hakusai a Hasui", desde o dia 21 de junho de 2017.

São 60 gravuras de Katsuchika Hokusai (1760-1849), Utagawa Hiroshige (1797-1858) e as recentes aquisições de Kawase Hasui (1883-1957), que exaltam a passagem das estações e de lugares emblemáticos do Japão através do Ukiyo-e.

A arte Ukiyo-e significa "imagem do mundo flutuante",  que foi um movimento artístico da época Edo (1603-1868), mais conhecida como estampa japonesa, um tipo de xilogravura e pintura. 

Os temas dessas obras eram voltados ao centro de interesse da burguesia: as mulheres bonitas e cortesãs famosas, o teatro kabuki, os lutadores de sumô, as cenas eróticas, criaturas fantásticas, calendários, cartões de votos, espetáculos da natureza e lugares famosos.

O "japonismo" influenciou enormemente os pintores impressionistas como Claude Monet, Edgar Degas e Édouard Manet e pós -impressionistas como Van Gogh.



Datas: 21 de junho a 02 de outubro 2017

Museu de Artes Asiáticas Guimet
6, Place d'Iéna, 16eme
Metrô: Estação Iéna linha 9

Horário:
Aberto de 4a.feira a 2a.feira, das 10h00 às 18h00

Ingresso: 9,50 €



Nenhum comentário: