Sempre tive uma grande paixão pelas viagens, em descobrir lugares novos, pessoas e costumes diferentes…


Ao longo dos últimos vinte anos viajei pelos cinco continentes, totalizando 35 países.


Foi viajando que encontrei a minha vocação. Me tornei guia de turismo no Rio de Janeiro, onde estudei e obtive a credencial nas categorias: regional, nacional e internacional pela Embratur.


Em 2000, me casei e acabei fixando residência em Paris. Aqui fiz vários cursos como História da Arte na Escola do Louvre, História da Arte Renascentista na Escola Superior de Artes Aplicadas Duperré, além de outros cursos livres sobre o patrimônio artístico de Paris: arquitetura, pintura, escultura, jardins, etc.


Sou oficialmente Guia de Turismo em Paris com carteira profissional emitida pelo Ministério do Turismo e da Cultura da França.


Assim com o olhar de uma viajante e de uma profissional da área, tenho oferecido meus serviços de acompanhamento, organização e consultoria para turistas brasileiros em Paris.


Bienvenue à Paris !


Miriam Tanno Girardot


sexta-feira, 7 de abril de 2017

Domingo de Ramos em Paris

Foto do site 
O que é o Domingo de Ramos ?

Seis dias antes da Páscoa judaica, Jesus retorna a Jerusalém. 
Para oferecer uma entrada magistral na cidade, uma multidão forrou o solo de ramos verdes (folhas de palmeiras). 
De acordo com os Evangelhos, os habitantes partiram ao seu encontro gritando "Hosana! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor." 
Hoje, o simbolismo permaneceu e no "Domingo de Ramos e da Paixão", nome litúrgico do evento que abre a "Semana Santa" que antecede a Páscoa, os praticantes mantém os ramos nas mão antes da missa,  celebrando assim, a entrada de Cristo. 
Após a missa, os católicos levam os ramos (fornecidos pela igreja) para casa, para adornarem as cruzes em suas casas, seguindo a tradição. 

Catedral Notre Dame de Paris

O grande evento de "Domingo de Ramos" que é o ápice do ano litúrgico e reúne dezenas de milhares de fiéis, será realizado na Catedral Notre Dame de Paris, neste dia 09 de abril 2017. 

Tradicionalmente, as festividades começam no sábado, às 18h30, com o ritual da abertura das portas da catedral, a bênção dos ramos e a leitura da Paixão. 

As diferentes missas de domingo às 8:30, 10:30, 12:30 e 18:30 repetem o mesmo ritual da benção dos ramos e a leitura da Paixão. 

No domingo, as portas se abrem às 10:30 e às 18:30. 

O ponto alto do dia é a palestra da Quaresma por André Vingt-Trois, cardeal-bispo de Paris às 16:30 (45 minutos). 

Todas as igrejas em Paris realizarão a cerimônia de Domingo de Ramos, mas também na noite de sábado, no dia 08 de Abril. 



Nenhum comentário: