Sempre tive uma grande paixão pelas viagens, em descobrir lugares novos, pessoas e costumes diferentes…


Ao longo dos últimos vinte anos viajei pelos cinco continentes, totalizando 35 países.


Foi viajando que encontrei a minha vocação. Me tornei guia de turismo no Rio de Janeiro, onde estudei e obtive a credencial nas categorias: regional, nacional e internacional pela Embratur.


Em 2000, me casei e acabei fixando residência em Paris. Aqui fiz vários cursos como História da Arte na Escola do Louvre, História da Arte Renascentista na Escola Superior de Artes Aplicadas Duperré, além de outros cursos livres sobre o patrimônio artístico de Paris: arquitetura, pintura, escultura, jardins, etc.


Sou oficialmente Guia de Turismo em Paris com carteira profissional emitida pelo Ministério do Turismo e da Cultura da França.


Assim com o olhar de uma viajante e de uma profissional da área, tenho oferecido meus serviços de acompanhamento, organização e consultoria para turistas brasileiros em Paris.


Bienvenue à Paris !


Miriam Tanno Girardot


sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Jornada Européia do Patrimônio 2016 em Paris


A 33ª edição da Jornada Européia do Patrimônio será realizada nesse final de semana, dias 17 e 18 de setembro de 2016. 

O tema desta vez é "Patrimônio e Cidadania".

Embora possa parecer paradoxal, o interesse principal deste tema é mostrar ao público, a patrimonialização dos edifícios como um processo histórico contínuo, no qual as construções mais recentes podem se tornar herança das gerações futuras.

Refletindo uma luz sobre a arquitetura contemporânea e sua integração em um ambiente protegido ou não à título de monumento histórico, o tema proporciona uma oportunidade de sensibilização à qualidade arquitetônica e urbana que garante o Ministério da Cultura e da Comunicação.

Permite igualmente de retornar aos 15 anos de criação em todas as suas formas (arquitetura, design, artes plásticas), a criação que expressa o testemunho da vitalidade da era que atravessamos atualmente.

Finalmente, esse vento fornece a ocasião para estabelecer os termos do que será transformado em patrimônio no futuro e refletir sobre as maneiras de proteção e valorização do patrimônio, incluindo o desenvolvimento de técnicas de mediação.

É nesse evento da Jornada Européia do Patrimônio que é possível visitar locais que são inacessíveis ao publico durante o resto do ano, como o Palais de l'Elysées (residência oficial do presidente); o Senado no Jardim de Luxembourg;  o Hôtel Beauvau (Ministério do Interior), onde uma exposição consagrada à policia técnica e cientifica...
Confira o programa da Jornada Européia do Patrimônio 2016 pelo link:
 http://quefaire.paris.fr/programme/87555_journees_europeennes_du_patrimoine_2016 

Tudo é gratuito, basta apenas ter paciência para enfrentar as filas.


Nenhum comentário: