terça-feira, 13 de maio de 2014


A Noite Européia dos Museus é uma abertura excepcional e simultânea, sendo que uma grande parte dos museus europeus são gratuitos durante uma noite, para incentivar um novo público, especialmente formado por famílias e jovens, a descobrir os museus. 
Este evento "Lange Nacht der Museen"  - Longa Noite dos Museus, surgiu em 1997, em Berlim. Dois anos mais tarde, o Ministério da Cultura e Comunicação Francesa, propôs aos museus  de abrir gratuitamente suas portas num domingo de primavera. Batizado naturalmente de "Primavera dos Museus", todos os museus dos 39 países que assinaram a convenção cultural do Conselho da Europa participam dessa manifestação desde 2001. E a partir de 2005, passou a ser chamada "Noite dos Museus". 
Projetado em um ambiente festivo e amigável, a "Noite Européia dos Museus", que começa ao pôr do sol e termina por volta de uma hora da manhã é uma oportunidade para sensibilizar o público em geral sobre a riqueza do patrimônio comum que são as coleções dos museus e conquistar novos visitantes, especialmente os jovens, que muitas vezes têm outras práticas culturais.
A próxima edição é o dia 17 de maio, no próximo sábado. 
Confiram a programação cliquem aqui

Um comentário:

A senhora disse...

Fizemos duas visitas na "Noite do Museu" lembra? O Museu d'Orsay e a exposição no Grand Palais. E a fila estava comprida, mas um bom encontro com os seus amigos Elena Potier e família...coincidência pura...

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...