segunda-feira, 10 de junho de 2013

A coluna de Julho na Bastilha

Foto: Miriam T. Girardot 
Muitos acham que a Coluna de Julho tem a ver com a Revolução Francesa iniciada no local em 1789, com a tomada da Prisão da Bastilha, que em seguida foi demolida completamente.
Essa coluna construída entre 1835 à 1840, comemora  na verdade, os três dias da revolução de julho 1830, chamada Trois Glorieuses (Três Gloriosas) que marca a queda do rei Charles X e seu regime da restauração, seguida pela instauração da monarquia de julho sob o reinado de Louis-Philippe 1°, o duque de Orleans, que se tornou o rei dos franceses.
Os revolucionários mortos tiveram seus nomes inscritos na Coluna de Julho e foram enterrados na necrópole, onde foi erguida a coluna. Mais tarde, quando houve uma outra revolução em 1848 para retirar Louis-Philippe do trono, mais 196 restos mortais dos revolucionários foram enterrados na necrópole também.
A inscrição da placa diz "À gloria dos cidadãos franceses que se armaram e lutaram pela liberdade pública nos memoráveis dias 27, 28 e 29 julho de 1830.
E no topo da coluna, uma estátua dourada do Gênio da Liberdade.

A Opéra Bastille foi construída em 1989 para comemorar o bicentenário da Revolução Francesa

Um comentário:

A senhora disse...

Moderno e antigo se misturam

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...